2004
Janeiro  /  Fevereiro  /  Março  /  Abril  /  Maio  /  Junho  /  Julho
Agosto  /  Setembro  /  Outubro /  Novembro /  Dezembro


Janeiro

3º Encontro do Grupo Costa Oeste será o maior do Brasil

O 3º Encontro de Campismo do Grupo Costa Oeste será realizado na Páscoa, o programa será o maior do Brasil, aguarde a programação completa.
Só para ter uma idéia, os campistas ficarão 30 dias acampando por conta do pacote.
Ao lado a foto da nóva área de trailer.

Foto: Cap. Trabuco


Fevereiro

MINISTÉRIO DO TURISMO CRIA CÂMARA DE SEGMENTAÇÃO

Em dezembro de 2003, o Ministério do Turismo criou a CÂMARA DE SEGMENTAÇÃO, com o objetivo de discutir e formular propostas originadas diretamente dos principais segmentos que compõem o turismo brasileiro, bem como estruturar e organizar estes segmentos.

A Câmara será formada por representantes das várias entidades que representam setores destes segmentos. Sua estrutura é composta por GRUPOS TÉCNICOS TEMÁTICOS (GTT) responsáveis por elaborar estudos, diagnósticos e propostas para a estruturação e organização dos respectivos segmentos. Inicialmente foram criados Grupos para os de Ecoturismo / Aventura / Pesca / Rural / Náutico / Cultural e Social.

O campismo é uma atividade que permeia praticamente todos os demais GTT, daí a necessidade de criação de grupo específico para tratar dos assuntos que limitam seu desenvolvimento.

A ABRACAMPING pretende propor a criação do GRUPO TÉCNICO TEMÁTICO DE "CAMPISMO" no âmbito da Câmara de Segmentação, com a participação de proprietários de campings, fabricantes e revendedores de veículos de recreio, fabricantes e revendedores de produtos para campismo, representantes de clubes de caravanismo e da mídia especializada (impressa e eletrônica). A primeira reunião seria programada para ocorrer em Brasília, em fevereiro próximo. Cada GTT poderá se reunir onde seus componentes julgarem mais oportuno.

O interesse crescente, em nível mundial, pela vida ao ar livre, pela preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica têm provocado intenso desenvolvimento do ecoturismo, segmento turístico que mais cresce. Em conseqüência, começa a se acentuar uma busca maior por hospedagem em campings, mas o setor no Brasil não está devidamente estruturado e organizado para uma demanda que tende a aumentar.

O GTT CAMPISMO será o foro adequado à discussão e apresentação de propostas sobre financiamentos, impostos, diferentes meios de hospedagem em campings (chalés, alojamentos, apartamentos), segurança, legislação, situação de mercado, etc., e encaminhá-las às autoridades competentes.

Ação demanda participação. Para que a ABRACAMPING possa confirmar a proposta e a iniciativa tenha sucesso, é preciso contar com a manifestação de interesse de todos.

Entre em contato com a ABRACAMPING:
LUIZ ANTONIO MATHEUS - Presidente
Tel. (19) 3561.3011 E-mail: motortrailer@motortrailer.com.br
LUIZ EDGAR TOSTES - Diretor
Tel. (21) 275.2121 E-mail: luiztostes@uol.com.br


Abril

MAIS UM PASSO RUMO À REGULAMENTAÇÃO

Ontem, dia 31/03/2004, finalmente foi aprovada na Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados a proposta de regularização da habilitação para condutores de motorhomes e veículos que tracionam trailers.

Agora irá para a Comissão de Constituição e Justiça.

Essa proposta já tem aprovação do DENATRAN e Ministério das Cidades.

Abracamping


NOTA DE FALECIMENTO

Aos amigos e amantes do Campismo, informamos lamentavelmente o falecimento de um grande amigo nosso Sr. Aroldo (participante do Grupo Pé Na Estrada) ocorrido no último dia 04 de Abril de 2004. Este grande entusista do Campismo e do estilo de vida ao ar livre com contato direto com a natureza deixará grandes saudades a todos do meio.

Segue abaixo depoimento do presidente do Grupo Pé Na Estrada:

 

"O que devo dizer do Aroldo: é que ele foi uma pessoa ímpar.
Uma alma marcante, por todos os lugares onde passou.
Deixou sua assinatura bem estampada na página principal do meu álbum de amigos.

Uma figura que deixa mais que saudades ou lembranças.
Deixa um vazio no coração de todos nós.
Onde quer que você esteja, que encontre a paz e a felicidade plena,
Que encontre Deus...

Wellington de Moraes Junior - Presidente do Grupo Pé Na Estrada"

Nós da Castelo Trailer e Itu Trailers lamentamos muito também esta perda irreparável e deixamos nossos sinceros pesames a Sra. Célia e toda família.

ALEXANDRE ABREU
CASTELO TRAILER CAMPING & NÁUTICA

 


Maio

Programa de Regionalização do Turismo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro Walfrido dos Mares Guia apresentaram o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, na quinta-feira passada, por meio de uma teleconferência idealizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio - CNC, Sesc, Senac e Sebrae. O evento foi acompanhado por um público estimado em 15 mil pessoas nos auditórios da rede Sesc/Senac e via TV (antena parabólica) em todo o país. O presidente Lula enfatizou a importância da criação do Ministério do Turismo e o seu papel estratégico na geração de emprego e renda. “O Turismo não poderia continuar sendo apenas um apêndice do Ministério do Esporte”, explicou Lula. “Mas tenho que agradecer, também, aos parlamentares que compreenderam a importância do setor”. Fazendo uma analogia com o cidadão comum, que ao acordar sempre busca uma aparência melhor, para poder sair à rua, o presidente Lula disse que é preciso melhorar a imagem do Brasil no exterior, na maioria das vezes associada à violência. O Programa de Regionalização, segundo o ministro Walfrido dos Mares Guia, é o primeiro planejamento turístico completo feito no Brasil. “O modelo de gestão adotado pelo Ministério está voltado para o interior do Brasil, para suas riquezas ambientais, materiais e patrimoniais e, principalmente, para suas populações”, explicou. “Sob essa orientação, lançamos há um ano o Plano Nacional de Turismo, que apontava para a regionalização e a gestão descentralizada como caminhos para o desenvolvimento do setor”. O ministro argumentou, ainda, que o Plano Nacional do Turismo reúne metas desafiadoras. E enfatizou que a própria mudança de postura do Governo Federal em relação ao turismo já trouxe os primeiros resultados, como o crescimento de 18,81% no número de desembarque internacional, somente nos dois primeiros meses do ano. “No mês de março tivemos um recorde histórico”, disse Mares Guia. “Os turistas estrangeiros deixaram no Brasil 308 milhões de dólares”.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo





Junho


Resultado do 3º Encontro do Grupo Costa Oeste

O 3º encontro de Campismo realizado nos dias 05 a 11 de abril na cidade de Santa Helena, foi coroado de êxito tanto na parte dos campistas como na organização do evento.

Fizeram-se presentes nesse evento, 195 (cento e noventa e cinco) equipamentos. Aliás, esse encontro foi considerado entre os participantes o mais bem organizado considerando os demais eventos realizados no Brasil.

Confira aqui algumas fotos do evento!

 


Julho

MAIS UMA ETAPA RUMO À REGULAMENTAÇÃO

De acordo com informações da Motor Trailer do Brasil Ltda. e do companheiro Luiz Edgar Tostes , da ABRACAMPING , mais uma batalha foi vencida na "guerra" pela volta da carteira de habilitação categoria " B " , para motoristas de veículos que tracionam trailers.

A proposta , que se arrasta na Câmara dos Deputados desde 1999 e tivera aprovação do DENATRAN, Ministério das Cidades e Senado Federal , recebeu agora o " sim " da Comissão de Transportes , de onde seguiu para a de Constituição e Justiça , em meio a burocracia que entrava as decisões neste país .

O Lince

 



Dezembro

ABRACAMPING participará do CONSELHO NACIONAL DE TURISMO

Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo, ocorrida este mês em Salvador, foi aprovada a representação da ABRACAMPING - Associação Brasileira de Campismo naquela entidade.
Participam do CNTur 29 entidades representativas dos segmentos turísticos.
O CNTur tem por finalidade assessorar o Ministro do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo bem como nos planos, programas e projetos. Entre suas competências está a de propor normas que contribuam para a produção e adequação da legislação turística e correlata, visando a defesa do consumidor e a qualidade do turismo brasileiro.
Há um interesse crescente nas atividades ao ar livre - ecoturismo, esportes de aventura e trekking - mas que ainda não vem se refletindo com a mesma intensidade no campismo. Entre os principais motivos estão a falta de estrutura do setor e a deficiente geração de novos empreendimentos, equipados de acordo com a demanda dos consumidores.
A participação da ABRACAMPING no Conselho Nacional de Turismo é a primeira etapa para o desenvolvimento do campismo, com a oportunidade dos representantes de seus diversos segmentos discutirem a realidade dessa atividade e apresentarem propostas para o desenvolvimento sustentável dessa atividade no país.

ABRACAMPING


DENATRAN PROÍBE LICENCIAMENTO DE CAMPERS

O DENATRAN não permite mais que campers sejam licenciados. Alegam que a cabine do camper não é fixa na carroçaria da pick-up e, ainda, que há uma projeção na parte traseira o que não permite o uso de parachoque.
É mais um daqueles absurdos que contraria o que existe na Europa, nos EUA e países onde a segurança de trânsito é rigorosa. Em um país como o nosso onde as estradas são precaríssimas, sinalização não existe, criar dificuldades como essa sob a alegação de falta de segurança é complicado.
Outra alegação é que pessoas poderiam viajar na cabine do camper. Ora, se as pessoas viajam em carroçarias de caminhões e pick-ups nas estradas e vias urbanas sem qualquer proteção, pelo menos nos campers estão em uma cabine protegida e devidamente afixada de forma segura.
O Denatran exige que a cada viagem se obtenha uma licença dos Detrans locais. Os Detrans não dão licença alegando que não é legal. E o usuário não pode viajar. O CBT não é específico sobre o assunto. O argumento do Denatran é com base na interpretação genérica de um artigo, como menciona o ofício abaixo, em resposta a um campista de Brasilia.
Abaixo estão duas apresentações encaminhadas ao Ministério do Turismo pedindo seu apoio para enfrentar mais esse problema que restringe o caravanismo.

Luiz Edgar Tostes - ABRACAMPING
(adaptado)



www.castelotrailer.com.br