2009

Março



CALENDÁRIO DE EVENTOS 2009

Olá, Associados, amigos e usuários da TOCA,

O "AMIGOS DO RIO" divulgou o Calendário de Eventos para 2009, bem como o de Mury (Friburgo-RJ ) e do CCB e, como não poderia deixar de ser, a TOCA se fará presente em alguns desses eventos, haja vista o sucesso que foi no ano passado.
Assim, aqueles que quiserem ir, já poderão se programar.

TOCA-DESDE 1994 FAZENDO AMIZADE!
1994-2009 - 15º ANIVERSÁRIO DA TOCA
PARTICIPE!

Calendário:

Fevereiro - Não haverá atividade
Março - Miguel Pereira - 20, 21 e 22
Abril - São João da Barra junto com o Grupo TOCA 17, 18, 19, 20 e 21
Maio - Itaipava, 14, 15, 16 e 17
Junho - Queijos e Vinhos Mury 26, 27 e 28 -
             Amigos de Mury junto com Amigos do Rio. Organização do pessoal de Mury
Julho - Festa Julina Amigos do Rio no Sítio Santa Terezinha 24, 25 e 26.
Agosto - Teresópolis Amigos do Rio 28, 29 e 30.
Setembro - Em aberto - Aceitamos sugestões, a princípio Quissamã.
Outubro - 3º Aniversário Amigos do Rio - Barra Mansa dias 16, 17, 18, 19 e 21
Novembro - Mambucaba - 27,28 2 29 - Amigos do Rio.
Dezembro - Festa de Natal do Amigos do Rio, Sítio Santa Terezinha, 11, 12 e 13.

OBS.: As datas e locais foram previamente consultados e confirmados, mas isso, como sabemos, não impede que por motivos alheios a nossa vontade tenhamos que mudar alguma coisa.

Outras Festas:

- 10 a 12 de Abril - Santa Helena - Grupo Estradeiros Terras das Águas
- 18 de Abril Paeja em Mury
- 01 de Maio Festa de Aniversário do Pé na Estrada.
- Julho - Festa da Motortrailer - Não tem data definida
- 18 de Julho Festa Julina Mury
- Segunda quinzena de Agosto - Aniversário Gaviões do Planalto
- 05 de Setembro - Cozido em Mury
- 07 de Setembro - Festa do Rodamundo em Brusque
- 12 de Outubro - Festa do Chope no Clube dos 500 - CCB
- 27 de Outubro a 02 de Novembro - Amigos das Cataratas 3º Encontro na Foz do Iguaçu
- 15 de Novembro - Festa do Grupo Toca

Clique aqui veja o Calendário do CCB Nacional e do CCB de Mury.



ENCONTRO NACIONAL DE MOTOR HOMES “TERRA DAS ÁGUAS”

De 07 a 12 de abril de 2009 (Páscoa) - Balneário de Santa Helena – PR

Coordenação:
GRUPO DOS ESTRADEIROS TERRA DAS ÁGUAS e ROTARY CLUB SANTA HELENA.

P R O G R A M A Ç Ã O

07/08 e 09.04.09 – TERÇA/QUARTA e QUINTA-FEIRA

– Recepção dos campistas, sendo que dia 09/04 Quinta-feira haverá coquetel.

10.04.09 - SEXTA-FEIRA: a definir

11.04.09 – SÁBADO: a definir

OBS: TODAS AS REFEIÇÕES FICARÃO A CARGO DO ROTARY CLUB SANTA HELENA

23.03.08 – DOMINGO:

12:00h – Livre para confraternização entre os grupos.

- NOS DIAS DO ENCONTRO SERÃO REALIZADAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS DO MUNICÍPIO.

- 30 DIAS DE CAMPING LIVRE (do dia 25/03/09 a 24/04/2009).

- VALOR DO PACOTE: - R$ a definir

TEREMOS ÔNIBUS E VANS PARA COMPRAS NO PARAGUAY POR ADESÃO.
DESDE JÁ VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

CONTATOS:
(45) 9975-1730 Paulinho - (45) 3225-5342 8406-2003 Cristovão – 977 9911-4274 Toninho
E-MAIL: funcional@funcional.cnt.br (Cristóvão)
MAIORES INFORMAÇÕES: visite nosso site: www.estradeirosterradasaguas.com.br
EM TEMPO: EM FUNÇÃO DA FALTA E ALTO PREÇO DO PEIXE, ESTAREMOS PASSANDO A PROGRAMAÇÃO GASTRONOMICA E O VALOR DO PACOTE NOS PROXIMOS DIAS.


Ministério do Turismo prepara matriz para
regulamentação dos Campings - 10/03/2009


O Ministério do Turismo, em conformidade com o que dispõe a nova Lei Geral do Turismo, está preparando uma matriz que servirá de base para a regulamentação da atividade de campismo no país. O objetivo de tal legislação é estabelecer os critérios mínimos para a instalação e funcionamento dos Campings, pois só assim poderemos atingir os padrões necessários de bom atendimento e satisfação dos usuários, o que promoverá um incremento na prática do Campismo em todo o território nacional.

O Ministério convocou a Abracamping e a APC para participarem de todo o processo de discussão e elaboração do projeto, bem como os proprietários de Campings para que a discussão seja a mais ampla e democrática possível.

A APC realizou no dia 4 de março no Camping Carrion uma reunião preliminar dos representantes dos campings paulistas que elaboraram uma proposta que foi encaminhada ao Sr. Ricardo Moesch, responsável do Ministério do Turismo para a elaboração do matriz, em reunião preparatória realizada no dia 6 de março em Brasília, com a presença também dos Srs. Luiz Edgard Tostes (Abracamping) e Airton Ventura (APC).

No próximo dia 17 de março em período integral, será realizada em Brasília, uma oficina de trabalho para definir as bases da matriz.

Parabenizamos o Ministério do Turismo pela sua iniciativa e esperamos contar com a presença de todos os convidados para a reunião, pois quanto maior a participação maisvalidade terá a matriz.


O Autocaravanismo no Brasil

Iniciamos aqui um conjunto de artigos sobre o autocaravanismo no Brasil, um destino pouco explorado pelos autocaravanistas europeus apesar das suas esplendorosas paisagens naturais.
Luiz Tostes é um dos mais activos dirigentes da ABRACAMPING, Associação Brasileira de Campismo. Neste momento esta associação está a trabalhar com o Ministério do Turismo Brasileiro no desenvolvimento de legislação sobre o campismo e o caravanismo e é com satisfação que registamos que as opiniões veiculadas na Tribuna Autocaravanista sobre a legislação portuguesa têm sido levadas em conta como suporte à elaboração de uma proposta de enquadramento legislativo no Brasil. Agradecemos ao companheiro Luiz Tostes a colaboração na divulgação em Portugal do que se passa com o autocaravanismo no Brasil.


Caravanismo no Brasil

Com satisfação recebi da “Tribuna auto-caravanista”, um convite para enviar matéria sobre o caravanismo no Brasil. É uma oportunidade para iniciarmos um intercâmbio necessário entre caravanistas do Brasil e Portugal.
Em vista das diferenças nos termos utilizados nas línguas dos dois países, no que se refere ao caravanismo, vamos apresentar a terminologia que utilizamos no Brasil.
Embora com origem na língua inglesa, o Código de Trânsito Brasileiro adota a denominação “Trailers” para definir os reboques turísticos, conhecidos como “Caravanas” em Portugal. O mesmo nome é utilizado por usuários e fabricantes no Brasil .
O Código define como “Motorcasas” o que os portugueses conhecem como “Autocaravanas”. O usual entre nós é a denominação “Motorhome”, utilizada inclusive nos anúncios dos fabricantes desses veículos.


Cenário do caravanismo no Brasil

A frota de motorhomes está estimada em aproximadamente 5.000 veículos, e a de trailers em 6.000. Esses dados se baseiam na produção dos fabricantes e em estimativas.

Em relação a outros países é um paradoxo. Constatamos internacionalmente, que a quantidade de trailers é sempre bem maior do que a de motorhomes. No Brasil essa proporção não está ocorrendo, em função de uma limitação criada pelo Código de Trânsito Brasileiro para motoristas de motorhomes e de veículos que tracionam trailers de turismo.

O Código exigiu uma habilitação “profissional” para motoristas de motorhomes e de veículos que tracionam trailers, não permitindo a licença de “amador”.
A conseqüência dessa legislação foi a limitação do mercado com paralisação da fabricação de trailers. Poucos estão trafegando; a maioria está estacionada em campings funcionando como “casas de campo”.
Não existem locadoras de motorhomes, pois dificilmente um turista estrangeiro terá a habilitação exigida. Projeto de lei tramitando no Congresso Nacional corrigirá essa distorção.


Brasil, o país das grandes distâncias

Os motorhomes que circulam no país são todos produzidos em fábricas brasileiras. O alto valor dos impostos limita a importação desses veículos .
O nível de conforto, qualidade e segurança dos motorhomes brasileiros é de padrão internacional.
A paisagem no Brasil é bem variada. Um extenso litoral com praias para todos os gostos, várias ainda pouco ocupadas; serras nas regiões Sul, com cidades típicas de colonização européia, e Sudeste onde se situam as antigas vilas da era de mineração do ouro. No Sudoeste impressionam as imponentes Cataratas do Iguaçu.
Com essa diversificação de atrativos turísticos e a extensão do país as viagens são sempre longas, e o motorhome é o veículo ideal.
No Brasil, “abençoado por Deus e bonito por natureza”, segundo um popular samba, as distâncias são muito grandes – 1.200 km entre Brasília e Rio de Janeiro ou São Paulo, 1.600 km do Rio de Janeiro a Porto Alegre, no Sul do país, ou 1.700 km até Salvador, na Bahia.
O maior número de campings situa-se nas regiões Sudeste e Sul. Nas estradas é freqüente pernoitar nos postos de combustível, durante a viagem.
Em pontos de interesse turístico onde não existem campings, busca-se estacionar junto a restaurantes, pousadas e em estacionamentos públicos, sempre locais seguros, que tenham ligações de água e eletricidade.
Por essa razão, os motorhomes são equipados com geladeira de padrão doméstico, fogão, banheiro completo, forno de micro-ondas, ar refrigerado, caixa de água potável de 200 a 400 litros e, com frequencia, gerador. Essa configuração proporciona conforto e autonomia de viagem.
São comuns viagens de 6 a 8 mil km. No início de 2008 viajei aproximadamente 6 mil km por toda a região sul, partindo de Brasília, onde moro.
A maioria dos motorhomes tem um comprimento entre 8 e 10 metros e, alguns, até 14 metros. A montagem daqueles de tamanho médio é em chassis de caminhão Volkswagen ou Mercedes, os mais populares no país.
Os chassis de 13 e 14 metros são das marcas Volvo e Scania. Um motorhome desse comprimento equivale a um ônibus rodoviário.
Mas estão se tornando cada vez mais populares veículos de 6.30 a 8 metros montados nos chassis da Mercedes Sprinter e Fiat Iveco com capacidade de 4 a 6.000 kg, e adaptações em furgões Renault Master e Iveco.
Como ocorre nos Estados Unidos, os proprietários de veículos maiores viajam sempre rebocando um automóvel ou jeep. Alguns levam motocicletas.
No próximo artigo informaremos sobre as fabricas de motorhomes com a apresentação de fotos dos vários modelos.


Brasília é sede de reunião histórica

18/03/2009

Brasília foi palco de um momento histórico e importante nos dias 16 e 17 de março. Nestes dias foram realizadas duas importantes reuniões onde foram debatidos os critérios e as necessidades básicas para a instalação e funcionamento de um camping.

Na primeira reunião, segunda feira dia 16 os representantes de diversos órgãos ligados ao campismo, provenientes de 5 estados, discutiram e aperfeiçoaram uma proposta para regulamentação dos campings elaborada pela APC, Associação Paulista de Campismo, revisada e aperfeiçoada pela Abracamping e pelos participantes da reunião, Nessa proposta foram estabelecidos os parâmetros mínimos para o funcionamento dos campings, proposta esta encaminhada para o Ministério do Turismo para análise e futura implantação.

No dia 17 o trabalho començou as 8h30 com uma oficina programada ´pelo Ministério do Turismo, para análise e validação da matriz elaborada para o Registro dos Campings no Cadastur, registro este obrigatório a partir da promulgação da Lei Geral do Turismo. Bastante proveitosa a renião se estendeu até as 16h00, swndo que seu resultado agradou a todos desde os grupos de carvanismo até o Ministério.


Nova Diretoria do "Amigos do Rio"

Abaixo você confere a formação da nova diretoria do "Amigos do Rio":

Presidente: Humberto Brandão

Vice Presidente: Sebastião

Diretor Financeiro: Cirus

Vice Financeiro: Carlos Madeira

Diretor de Apoio Operacional: José Carlos (Luz, Água, Estacionamento... Etc)

Vice de Apoio Operacional: José Ari - Auxiliar Ivan Valpassos

Diretor de Eventos Sociais: Suely (tudo relacionado com o evento)

Vice de Eventos Sociais: Mª Izabel - Auxiliar - Regina

Diretor de Divulgação e Relações Publicas: Danilo (contatos e patrocínios)

Vice de Divulgação e Relações Publicas: Sebastião - Auxiliar - Eliziario

Diretor de Pesquisa: Guy Favre (procurar locais para encontros)

Vice de Pesquisa: Sydney - Auxiliar - Silvino

Diretor de Alimentação e Logística: Vicente (Relacionado Com Alimentação).

Vice de Alimentação e Logística: Esdra

Diretoria Médica: Dr. Carlos Ricardo



Grupo Pé na Estrada
Associação Paulista dos Proprietários de Veículos de Recreação
Fundado em 22 de maio de 1999
Filiada a Abracamping
www.penaestrada.cjb.net

OLÁ PESSOAL !!!

Venham comemorar com a gente!

Nos dias 01, 02 e 03 de maio estaremos festejando os
10 anos do GRUPO PÉ NA ESTRADA.

Estaremos lá, em Santa Cruz da Conceição - SP aguardando vocês...

Logo estaremos com a programação no site www.penaestrada.cjb.net.

Vão se preparando ....

Abraços,
Nivaldo Massa(Tico)
Presidente


Abril


Encontro do grupo Asa Branca na Semana Santa

Meus amigos campistas,

Está confirmado o encontro da Semana Santa, em Fazenda Nova - PE.
O administrador do camping, Sr Edmilson reservou uma área para o encontro, com quiosque, água e luz, segurança e banheiros.
A diária será R$ 15,00 por equipamento/dia. Alguns chegarão apartir do dia 5/4, outros apartir do dia 8/4.
Vamos incentivar o turismo na nossa região.

O camping fica próximo à cidade teatro (penúltima rua a esquerda).
Teremos bingo com sopão, café comunitário, visita à cidade teatro e os tradicionais bate papos sob os toldos.


ASSOCIAÇÃO DE CAMPISTAS DO RIO DE JANEIRO
“AMIGOS DO RIO”
PROGRAMA PARA NOSSO ENCONTRO EM SÃO JOÃO DA BARRA (ATAFONA)

Prezados amigos,
Temos o prazer de convidá-los a participar do encontro mensal que será realizado em São João da Barra.
Nosso encontro acontecerá no Balneário em Atafona nos dias 16, 17, 18, 19, 20 e 21 de Abril.

Programação do Encontro
Atenção: A Prefeitura nos prometeu LUZ de BOA qualidade (Gerador) durante 22 horas por dia a partir do dia 16/04.

Quinta Feira dia 16/04:
- A partir das 12h00min Chegada e acomodação dos equipamentos.
- A partir das 19h00min Rodízio de pizza, no Boi Grill (BR 356, s/n°) Por conta própria, Não incluso no pacote

Sexta Feira dia 17/04:
- Chegada e acomodação dos equipamentos.
- Dia livre para passeio por São João da Barra, praia e região por conta própria.
- 19h00min as 21h00min - Rodízio de pizza, na Ludy Doceria e Restaurante (Calçadão - Centro) Por conta própria, Não incluso no pacote.

Sábado dia 18/04:
- Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário levar pratos e talheres
- Dia Livre
- Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e talheres. As bebidas serão vendidas no local
- A partir das 20h00min - Apresentação de Banda Local no Balneário, Apoio PMSJB

Domingo dia 19/04:
- Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário levar pratos e talheres
- Das 10h00min as 12h00min - Feirinha de Artesanatos das participantes do encontro no próprio local.
- Das 13h00min as 15h00min - Almoço: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e talheres. As bebidas serão vendidas no local.
- Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Comemoração dos Aniversariantes do Mês.
- Das 20h00min as 24h00min - Baile com música ao vivo animado por conjunto local

Segunda Feira dia 20/04:
- Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário levar pratos e talheres
- Das 13h00min as 15h00min - Almoço: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e talheres. As bebidas serão vendidas no local
- Dia livre para passeios pela região
- Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa
- Das 20h00min as 24h00min - Baile com música ao vivo animado por conjunto local

Terça Feira dia 21/04:
- Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário levar pratos e talheres

Estaremos livres para retorno as nossas casas, seguir viagem ou passeios pela região.

PREÇO DO PACOTE:

Sócios em dia com os Amigos do Rio e TOCA por pessoa:
R$ 70,00 (Setenta reais)


Não sócios por pessoa:
R$ 95,00 (Noventa e cinco reais)


Crianças de 5 a 10 anos pagam meias e até cinco incompletos não pagam.
Todos que fizerem seu depósito antecipado deverão levar o comprovante para apresentação no local.
Conta para Depósito: Banco 001; Ag. 4349-4; c/c 35355-8; titular Cirus M Braggio; CPF 025.443.347-20.
Lembrar de colocar nos centavos o seu número de inscrição nos Amigos do Rio

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1 - Solicitamos que cada Motor Home traga, no mínimo, 5 quilos de alimentos não perecíveis para ser doada a Prefeitura que repassará a pessoas carentes assistida pela Prefeitura.
2 - Estaremos ligados no canal 14 do Talk-About
3 - Quaisquer emergência ou para perdidos, 21-92065764(Zé Carlos), 21-99745074(Humberto), 24-99564699(Tião)
4 - No local haverá banheiro feminino e masculino com vazo sanitário e chuveiro com água quente.
5 - No preço do pacote estão inclusos Café da Manhã - 4 (quatro)
Almoço - 2 (dois) Jantar - 3 (três) e dois dias de baile, alem das estadias e mais a apresentação da Banda local no sábado.

Programa Alternativo fornecido pela Prefeitura de São João da Barra.

Prefeitura Municipal de São João da Barra
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Segue relação de eventos que acontecerão em nosso município no período de 16 a 20 de março de 2009:

- Do dia 16 a 20/ 04 - Festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona.
- Dia 16/ 04 - Rodízio de pizza, no Boi Grill (BR 356, s/n°)
- Dia 17/ 04 - Visitação ao Palácio Cultural, a partir das 16: 00 h - Sede (entrada franca)
- Dia 17/ 04 - Rodízio de pizza, na Ludy Doceria e Restaurante (Calçadão - Centro)
- Dia 18/ 04 - Às 15: 00 h, passeio de Maria Fumaça no SESC Mineiro, em Grussaí Valor: R$ 8, 00 por pessoa.
- Dia 18/ 04 - Balneário de Atafona (local do encontro de MOTOHOMES), às 20: 00 h, show com banda local, com apoio da PMSJB.
- Dia 19/ 04 - Visitação ao Espaço da Ciência, no Balneário de Atafona, a partir das 10: 00 h (entrada franca)
- Dia 20/ 04 - Missa, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, às 10: 00 h.
- Dia 20/ 04 - Procissão da Festa de Nossa Senhora da Penha, às 16: 00 h, com missa solene logo após.
- Todos os dias, a partir das 10: 00 h, passeio de escuna no Rio Paraíba do Sul. Local de saída Pousada Rio Sol, em Atafona.

Obs.: Shows nacionais e regionais no decorrer da programação.


Promoção Nautika, APC e Revista Campismo agita os Campings de São Paulo

A Nautika, A APC e a Revista Campismo estarão realizando a promoção de Páscoa nos Campings Carrion em Itú, Humaitá em Bertioga, Jacaré em Brotas, Canto Grande em Ilhabela e no CCB de Ubatuaba. A promoção será acompanhada da pesquisa feita com os frequentadores para identificação das necessidade do mercado e sorteará emtre os hóspedes uma barraca Nautika e uma assinatura da Revista Campismo e um Ovo de Páscoa da APC.

As promoções visam estimular a participação dos frequentadores nas atividsdes dos campings e estreitar o relacionamento entre os campings a Nautika e a APC.

Informações:

Carrion - (11) 4019-1219 - www.campingcarrion.com.br
Humaitá - (13) 3317-1566 - www.hujmaitacamping.com.br
Jacaré - (14) 3653-1996 - www.campingjacare.com.br
Canto Grande - (12) 3894-1506 - www.cantogrande.com.br
CCB - (12) 3843-1536 - www.campingclube.com.br


ENCONTRO EM SÃO JOÃO DA BARRA (ATAFONA)

ASSOCIAÇÃO DE CAMPISTAS DO RIO DE JANEIRO

"AMIGOS DO RIO"

PROGRAMA PARA NOSSO ENCONTRO EM SÃO JOÃO DA BARRA (ATAFONA)

O Dunas do Peró tem o prazer de convidá-los a participar do encontro mensal que será realizado em São João da Barra.
Nosso encontro acontecerá no Balneário em Atafona nos dias 16, 17, 18, 19, 20 e 21
de Abril. Em outro e-mail divulgaremos como chegar.

Programação do Encontro

Atenção: A Prefeitura nos prometeu LUZ de BOA qualidade (Gerador) durante 22 horas
por dia a partir do dia 16/04.

Quinta Feira dia 16/04:
• A partir das 12h00min Chegada e acomodação dos equipamentos.
• A partir das 19h00min Rodízio de pizza, no Boi Grill (BR 356, s/n°) Por conta
própria, Não incluso no pacote

Sexta Feira dia 17/04:
• Chegada e acomodação dos equipamentos.
• Dia livre para passeio por São João da Barra, praia e região por conta própria.
19h00min as 21h00min - Rodízio de pizza, na Ludy Doceria e Restaurante (Calçadão -
Centro) Por conta própria, Não incluso no pacote.

Sábado dia 18/04:
• Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos
branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário
levar pratos e talheres
• Dia Livre
• Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou
peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e
talheres. As bebidas serão vendidas no local
• A partir das 20h00min - Apresentação de Banda Local no Balneário, Apoio PMSJB

Domingo dia 19/04:
• Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos
branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário
levar pratos e talheres
• Das 10h00min as 12h00min - Feirinha de Artesanatos das participantes do encontro no
próprio local.
• Das 13h00min as 15h00min - Almoço: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou
peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e
talheres. As bebidas serão vendidas no local.
• Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou
peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Comemoração dos Aniversariantes do
Mês.
• Das 20h00min as 24h00min - Baile com música ao vivo animado por conjunto local

Segunda Feira dia 20/04:
• Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos
branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário
levar pratos e talheres
• Das 13h00min as 15h00min - Almoço: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou
peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa. Não é necessário levar pratos e
talheres. As bebidas serão vendidas no local
• Dia livre para passeios pela região
• Das 19h00min as 21h00min - Jantar: dois tipos de carne - 1 bovina e um de frango ou
peixe, feijão, arroz, macarrão, salada e farofa
• Das 20h00min as 24h00min - Baile com música ao vivo animado por conjunto local

Terça Feira dia 21/04:
• Das 08h00min as 10h00min - café, leite, suco de fruta, frutas de época, queijos
branco e amarelo, presunto, pão, bolos, manteiga e Achocolatado. Não é necessário
levar pratos e talheres
• Estaremos livres para retorno as nossas casas, seguir viagem ou passeios pela região.

PREÇO DO PACOTE:
• Sócios em dia com os Amigos do Rio e TOCA por pessoa:
R$ 70,00 (Setenta reais)
• Não sócios por pessoa:
R$ 95,00 (Noventa e cinco reais)

Crianças de 5 a 10 anos pagam meias e até cinco incompletos não pagam.
Todos que fizerem seu depósito antecipado deverão levar o comprovante para
apresentação no local.
Conta para Depósito: Banco 001; Ag. 4349-4; c/c 35355-8; titular Cirus M Braggio;
CPF 025.443.347-20.
Lembrar de colocar nos centavos o seu número de inscrição nos Amigos do Rio

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1 - Solicitamos que cada Motor Home traga, no mínimo, 5 quilos de alimentos não
perecíveis para ser doada a Prefeitura que repassará a pessoas carentes assistida
pela Prefeitura.
2 - Estaremos ligados no canal 14 do Talk-About
3 - Quaisquer emergência ou para perdidos, 21-92065764(Zé Carlos),
21-99745074(Humberto), 24-99564699(Tião)
4 - No local haverá banheiro feminino e masculino com vazo sanitário e chuveiro com
água quente.
5 - No preço do pacote estão inclusos Café da Manhã - 4 (quatro)
Almoço - 2 (dois) Jantar - 3 (três) e dois dias de baile, alem das estadias e mais a
apresentação da Banda local no sábado.

Programa Alternativo fornecido pela Prefeitura de São João da Barra.
Prefeitura Municipal de São João da Barra
Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Segue relação de eventos que acontecerão em nosso município no
período de 16 a 20 de março de 2009:


- Do dia 16 a 20/ 04 - Festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona.
- Dia 16/ 04 - Rodízio de pizza, no Boi Grill (BR 356, s/n°)
- Dia 17/ 04 - Visitação ao Palácio Cultural, a partir das 16h00 - Sede (entrada
franca)
- Dia 17/ 04 - Rodízio de pizza, na Ludy Doceria e Restaurante (Calçadão - Centro)
- Dia 18/ 04 - Às 15h00 , passeio de Maria Fumaça no SESC Mineiro, em Grussaí Valor:
R$ 8, 00 por pessoa.
- Dia 18/ 04 - Balneário de Atafona (local do encontro de MOTOHOMES), às 20h00 ,
show com banda local, com apoio da PMSJB.
- Dia 19/ 04 - Visitação ao Espaço da Ciência, no Balneário de Atafona, a partir das
10h00 (entrada franca)
- Dia 20/ 04 - Missa, na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, às 10h00
- Dia 20/ 04 - Procissão da Festa de Nossa Senhora da Penha, às 16h00, com missa
solene logo após.
- Todos os dias, a partir das 10h00, passeio de escuna no Rio Paraíba do Sul. Local
de saída Pousada Rio Sol, em Atafona.

Obs.: Shows nacionais e regionais no decorrer da programação.


Apresentação da Abracamping é destaque no Conselho Nacional de Turismo

Foi realizada nesta 2ª feira a 24ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília, com a participação da Abracamping, representada pelo Sr. Luiz Edgard Tostes e da APC, representada pelo Sr. Airton Ventura.

A reunião tratou das diversas açõs implementadas pelo Ministério do Turismo e seus pa5rceiros visando a superação da crise financeira, mostrando o acerto dessas ações que conseguiram num primeiro momento transformar a crise em um momento de oportunidade para o crescimento do setor.

Entre os diversos assuntos tratados, o Sr. Luiz Edgard Tostes realizou uma aporesentação sobre o estado atrual do PL 7127 que versa sobre a habilitação para a condução de trailers e motorhomes. A apresentação foi muito bem recebida pelos membros do Conselho que se mostraram inconformados com a situação e ofereceram a força política do Conselho e também de suas entidades alki repreasentadas, no sentifdo de envidar esforços para colocação do proejto na ordem do dia e sua aprovação.

Os esforços realizados pela Abracamping e pela APC estão cada dia mais sensibiklizando as autoridades de Brasília, pois a reativação do mercado dos Veículos de Recreação é fundamental para o Turismo brasileiro, em especial para a Copa 2014.

    



Saudações Estradeiras!!

Nosso encontro em Itapoá foi um privilégio! Contamos com a presença de 54 carros. Parabéns à equipe da organização: Sérgio e Regina, Tato e Ivete, Volnei e Maria Rosa, Paulo e Rosa, Gonçalves e Maria. Temos que amar essas pessoas!!

Nossa gratidão ao gentil prefeito de Itapoá: Ervino Sperandio, que foi super atencioso, e também ao Jefinho, proprietário do Clube Maresias...
Agradecemos também, pelos e-mails de congratulações que recebemos.

Vale lembrar que algumas figuras dão um colorido todo especial às nossas festas... Quem viu o Carlão de Cor de Rosa no baile e a dedicação dos colaboradores da cozinha, sabe do que estamos falando!

Muito boas vindas aos neófitos Tânia e Roberto, Werner e Terezinha... que sejam muito felizes no nosso convívio. Aos ausentes um recado: - Não passaram despercebidos!! São duplamente esperados em São José dos Pinhais.

Todo encontro "não tem preço"!! Mas quando se pode contar com integrantes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul... não têm mastercard que pague. Nossa gratidão a todos vocês que puderam estar presentes!

Queremos fazer um agradecimento especial ao pessoal que informou com antecedência sua presença no encontro. Essa atitude nos auxilia na qualificação de nossos serviços.

E vamos em frente! Nosso próximo encontro: "Caminho do Vinho - Chácara Bella Vite - Colônia Mergulhão" - São José dos Pinhais - Dias 17 a 21 de abril.
Equipe Organizadora: Nelson e Jucimara, Clarice e Thiago, Acilon e Sonia, Dalcema e Moleta.

Dia 17 - Recepção a partir das 18:00 hrs.

Dia 18 - Jantar italiano às 20:00 hrs.

Dia 19 - Passeio na Colônia Mergulhão c/almoço em restaurante no trajeto.
POR ADESÃO
16:00 hrs; Palestra para público feminino. Etiqueta e Boas Maneiras.

Dia 20 - Passeio e Café Colonial no Caminho do Vinho. POR ADESÃO.
16:00 Futebol de Saia (aberto inscrições) . Quem quiser aderir deve se vestir de mulher, integrar um time e jogar pelo tempo que conseguir.O jogador que atingir a melhor performance ganhará um Vale-Brinde da Otelo (1 camisa).

Dia 21 - Livre

OBS. A Bella-Vite, agora está mais Bella. Além das duas piscinas infantis com tobo-água,
trilhas e tirolesa, poderemos usufruir diariamente da piscina coberta aquecida.
Preço: R$ 60,00 p/pessoa e crianças até 11 anos pagam R$ 30,00 P/04 dias de encontro.

Venham prestigiar e tragam os filhos, netos, vizinhos, etc... Inclusive para os sem-teto, o local dispõe de chalés e quartos que podem ser alugados diretamente com a proprietária.

Estradeiro, lembre-se:
Pode ser que falte água, luz ou sol...
Pode ser que falte um cardápio interessante...
Pode ser que falte um mecânico.
Pode faltar também, um lugar plano
Mas jamais irá faltar:
Alguém que queira muito estar com você!

P.S. Um abraço afetuoso, de todos os estradeiros, à Jucimara e ao professor
Hamilton que se separaram, temporariamente, de pessoas que amavam.

LOCALIZAÇÃO DA CHÁCARA BELLA VITE

Para quem vem de Curitiba, seguir pela Av das Torres sentido Joinville, pegar o retorno no semáforo do Bradesco e seguir pela rua que passa atrás do Bradesco. Ao passar pelo portão da PUC virar à esquerda, passar pelo posto BR, pela trincheira e após o frigorífico Juliatto virar à esquerda no trevo, seguir por esta rua até a Chácara Bella Vite, na Colônia Mergulhão. Para quem vier de SC poderá pegar a rodovia do contorno sentido SP e sair à
direita na primeira trincheira.

PARA VER O MAPA DE COMO CHEGAR AO LOCAL ACESSE www.grupoestradeiros.com.br

Abraços Estradeiros a todos. Aguardamos vocês!

Thiago / Clarice

Grupo dos Estradeiros do Paraná
estradeiros@grupoestradeiros.com.br / senarepresentacoes@yahoo.com.br

41-3013-0842 / 41-8414-9252(Thiago) / 41-8414-9250(Clarice)


FAMÍLIA CHUGABOOM
CONVIDA:

8º ENCONTRO NACIONAL DE SAFARISTAS 2009


De 18 a 21 de abril de 2009 - Joinville – SC

P R O G R A M A Ç Ã O

Sábado dia 18
9:00 Asteamento da Bandeira
12:00 Junta Panela, cada safarista prepara seu almoço e vai almoçar no Galpão de eventos.
19:00 -Cachorrão do alemão/chopp e refri.
-Boas vindas
-Exibição de filmes
Pedimos voluntários para ajudar na preparação do Cachorrão do alemão.

Domingo dia 19
12:00 Sopão do Amor, cada safarista deve trazer ingredientes para uma sopa como se fosse para sua
Família e junta tudo para fazer o sopão, não esquecendo do principal ingrediente que é o Amor.
Carne de frango-legumes-etc.
20:00 Jantar (incluso no pacote) - levar pratos e talheres e sua bebida preferida.
21:00 Festival de Dança- Não esqueça de vir com seu traje do ano preferido, 50,60,70,80,90....2009 ou traje típico de sua região.
Premiação aos 03 primeiros colocados.

Segunda dia 20
08:00 Passeio por Joinville
12:00 Almoço no Restaurante Recreativa Da Akros,paga por peso.
(não incluso no pacote- valor especial reservado para os Safaristas )
20:00 Café Colonial – Onde cada safarista deve trazer um doce ou salgado , ideal seria metade salgado e metade doce, assim não teremos mais doce ou salgado.
Café , suco e Pão será por conta do pacote, demais bebidas cada um trás a sua.
Segue com distribuição de Brindes
Brincadeira de amigo secreto.
• Teremos um amigo secreto estilo AmigosdoRio – trazer uma lembrancinha no valor de 5,00 ou acima aqueles que quiserem participar. Sugestão de presente: utilidade para as Safáris.

Terça dia 21
8:00 Formação das Safáris para foto oficial e despedidas.

Encerramento do evento – quem quiser permanecer no Camping o valor continua o mesmo.

Vamos mostrar nossa solidariedade com a doação de alimentos não perecíveis, qualquer quantidade que v. puder trazer. Será doada ao Lar Mãe Abigail. Aquela que esteve no final do ano de 2007 no Luciano Hulck.
• Quem quiser conhecer mais sobre essa mãe que cria mais de 50 filhos adotivos entre no site: www.maeabigail.org.br (esse site é uma doação).

A taxa de participação será de R$ 45,00 Acima de 13 anos
• Favor confirmar presença através do depósito da taxa com antecedência para colaborar na organização do evento.
• Depósitos Banco Itaú
• AG.666-1 CC 00186-4 keila kaiser Miers e ou
• Identifique seu depósito com o nº de sua Safari
•Camping 9,00/dia por pessoa acima de 10 anos
• De 05 a 10 valor de 5,00 – acertar com o Camping.

Caros amigos Safaristas

Estaremos fazendo todo o possível para fazermos um bom encontro com os valores iguais aos do ano passado. Estamos buscando parcerias e já obtivemos algumas com os Safaristas que sempre estão apoiando os encontros para que eles aconteçam.

Contamos com sua colaboração também.

Pedimos que faça sua confirmação o mais breve possível para que possamos nos organizar com relação a ônibus e lembrancinhas do encontro, bem como o Cachorro quente do dia 18 e jantar do dia 19.

Dúvidas estamos a sua disposição

E-mail: keilamiers@yahoo.com.br
Site: www.familymiers.spaces.live.com
Contato: Keila

Fones: 47 3473 5258 / 47 8414 1980 / 47 84098093
Família Chugaboom
Keila, James e Jim
Grupo Catarinense de Safaristas- CASA

Conheça Joinville: clique aqui

Serviço:
O Que: 8º Encontro Nacional de Safaristas
Quando: 18 a 21 de abril de 2009
Quanto : Pacote: R$ 45,00 acima de 13 anos
Camping: R$ 9,00 p/pessoa acima de 10 anos
R$ 5,00p/pessoa de 5 a 10 anos
Onde: Park Recanto Davet - Jooinville SC - Turismo Rural Tel.: 3428-0485
Estr.do Pico SC 301 - Km3 –Direção a Serra Dona Francisca p/ Mafra/Rio Negrinho.
Haverá sinalização de como chegar ao evento desde a BR 101.


Maio


Grupo Pé na Estrada
Associação Paulista dos Proprietários de Veículos de Recreação
Fundado em 22 de maio de 1999
Filiada a Abracamping
www.penaestrada.cjb.net

10º ANIVERSÁRIO PÉ NA ESTRADA

SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO – SP
(de 01 a 03/maio/2009, podendo chegar no local desde 27/abril/09)

Olá pessoal,

Estamos em festa ... vamos comemorar nosso 10º ANIVERSÁRIO e para isso contamos com a sua presença – será de 01 a 03 de maio/2009 em Sta. Cruz da Conceição/SP, e mais uma vez nosso evento fará parte da semana comemorativa do aniversário da cidade e será montado no Parque Municipal “Lazer do Trabalhador”. Teremos à disposição área plana para estacionamento com água, luz, banheiros e chuveiros, um parque aquático com piscinas para adultos e crianças, cancha de bocha e de malha, campo de futebol, equipamentos de ginástica e salão de festas, ao lado da represa Euclides Morelli com praia artificial, calçadão, esportes náuticos, além de pesca esportiva.

Quem tiver disponibilidade, poderá chegar ao local a partir de 27/abril, sendo que no dia 30/abril (quinta-feira) acontecerá o Baile Oficial da Prefeitura no Salão de Festas no local do evento, embalado por banda de renome (traje esporte fino), com reservas de mesas e ingressos com antecedência pelo telefone (019) 3567-7337 com a sra. Marta na Biblioteca Municipal. No dia 03/maio haverá o desfile cívico na praça, com a participação dos nossos associados/equipamentos que quiserem participar.

Para os que não possuem equipamentos seguem os telefones da rede hoteleira:

Hotel Sta. Cruz – (019) 3567.7302 / (019) 9655.7770
Estância Valle Nobre – (019) 3567.7242 / (019) 9784.2737
Pousada do Elmo’s – (019) 3567.1484

PROGRAMAÇÃO:

DIA 30/04 – QUINTA-FEIRA:

* chegada e acomodação dos equipamentos em área reservada.

DIA 01/05 – SEXTA-FEIRA (FERIADO):

* 16:00 hs = a equipe de lazer infantil pilotada pela Tia Sueli, se reunirá com as crianças para brincadeiras e ao mesmo tempo estará acontecendo o nosso Mercado das Pulgas (se você tem alguma habilidade, traga seus trabalhos ou produtos para expor, fazer trocas, vender, etc..) e também haverá curso com a Vera de bordado com pedras/vitrilhos.

* 20:00 hs = será servido o tradicional “sopão” preparado pelos nossos cozinheiros (trazer pratos/talheres e toalhas) e logo após BINGO (doações de brindes para sorteios serão muito bem vindas).

DIA 02/05 – SÁBADO:

* 09:30 hs = saída dos ônibus para compras em Porto Ferreira

* 20:00 hs = jantar dançante comemorativo do 10º aniversário do Pé na Estrada/noite do vermelho e dourado, animado com música ao vivo e será servido buffet com salada verde, salpicão de frango, arroz, farofa, lingüiça, coxas de frango, contra-filé, refrescos, refrigerantes e chopp (não é necessário levar pratos e talheres)

* 22:00 hs = hora do ”parabéns” e de saborear o bolo comemorativo.

DIA 03/05 – DOMINGO:

* 8:30 hs = café da manhã comunitário, com café, leite, pão, manteiga, frios - levem seus bolos, tortas, quitutes para que todos possamos saborear (necessário levar xícaras, pratos e talheres)

* 11:00 hs = desfile cívico pelo centro da cidade comemorativo ao aniversário de Sta Cruz da Conceição.

OBS: nos finais de semana, de 6ª a domingo (dias 01-02-03 e 08-09-10 de maio), estará acontecendo “aquela” Festa do Interior na praça da Matriz (a 800 mts do nosso evento), com shows, comidas regionais e feira de artesanatos, em comemoração ao 56º aniversário da cidade.

CUSTO DO PACOTE:

menores de 06 anos ......................................................... não pagam
de 06 a 10 anos ................................................................ R$ 35,00 (trinta e cinco reais)
Sócios, acima de 10 anos – com anuidade 2009 paga ...... R$ 70,00 (setenta reais)
Não sócios, acima de 10 anos ........................................... R$ 90,00 (noventa reais)

Sua confirmação é muito importante para melhor administrarmos a festa e poderá ser feita pelo telefone 0xx11-4330.6699, com Ivânia ou Edson.

O pagamento poderá ser efetuado até o dia 20/abril no Banco: UNIBANCO / AG 0818 / CC 108110-3 / DEVAIR SCURSEL CALBO / CPF : 852.212.368-34 (é obrigatória a apresentação do comprovante de depósito) ou ser pago na portaria do evento.

Solicitamos a colaboração de todos trazendo 5 (cinco) quilos de alimentos não perecíveis para doação ao Centro de Assistência Social de Sta. Cruz da Conceição, que atende idosos, crianças e famílias necessitadas.

LOCALIZAÇÃO (Via Anhanguera)

Vindo de S. Paulo, sair no km 193, em nova pista paralela, em direção a Santa Cruz da Conceição, em estrada asfaltada de 5 km. Chegando à cidade, pegar a 3ª rua à direita, até chegar na frente do Parque Municipal “Lazer do Trabalhador”, contornar o parque pela direita, em rua cascalhada, até a entrada do estacionamento.

Vindo de Pirassununga, usar a saída no km 198, em pista asfaltada de 5 km, até alcançar a 1ª pracinha; entrar à direita até chegar na frente do Parque Municipal “Lazer do Trabalhador”, contornar o parque pela direita, em rua cascalhada, até a entrada do estacionamento.

ESTAREMOS LÁ, ESPERANDO POR VOCÊS,
VENHAM COMEMORAR COM A GENTE ....

Realização: Grupo Pé na Estrada – www.penaestrada.cjb.net
Apoio : Prefeitura Municipal de Sta Cruz da Conceição – SP
www.santacruzdaconceicao.sp.gov.br






Junho


Vamos Comemorar!!!! O quê???

De tudo um pouco!!!!

É o 19º Aniversario do Grupo dos Estradeiros e
Dia dos Namorados

Então não deixe de agendar, ainda hoje, todas as delícias que preparamos para você e sua família.

A coordenação do Grupo dos Estradeiros têm a alegria de convidar à todos os Motorhomistas, amigos, agregados e simpatizantes da prática campista a participarem do importante evento acima, que prevê a seguinte programação:

Local: Parque dos Tropeiros – Curitiba/Paraná (Mapa logo abaixo)

Data: de 09/06/2009 a 14/06/2009

Dia 11/06/2009
10:00hs City Tour – Curitiba (Adesão)
17:00hs Palestra: “Relacionamento” Dr.Ismael Lago
Segue jantar na sequência (sopas)

Dia 12/06/2009
10:00hs City Tour – Curitiba (Adesão)
20:00 Abertura Oficial – Jantar Dançante – Música ao Vivo
BAILE DA SAUDADE
Apresentação Tango Argentino -Valmir Secchi

Dia 13/06/2009
10:00hs City Tour – Curitiba (Adesão)
19:00hs Café Colonial Comunitário
20:30 Peça Teatral

Valor: R$ 90,00/pessoa o pacote
Criança até 6 anos: Livre
Crianças de 7 a 12 anos: R$ 45,00

Importante: Doação de 10,00 em dinheiro, por equipamento, ou o equivalente em bolacha Água e Sal.

• O importe arrecadado no evento, será encaminhado à Fundação da Ação Social-FAS – que por sua vez, encaminhará ao Hospital Erasto Gaertner.
• Estará à disposição do público infantil, durante todo o evento:Cama Elástica, Piscina de Bolinha, Castelo Inflável.
• Haverá no local Mini Mercado
• Policiamento: Interno 24hs. Guarda Municipal. Externo: Polícia Militar-Ronda
• Estarão expondo seus produtos, as seguintes empresas: VOLVO DO BRASIL (chassi p/ motor home) VETTURA (carro agralle), INDUSTREILER (motor home volvo), MOTOR TRAILLER, FLORENÇA/IVECO, KOMECO DO BRASIL, TOLDOS LINCOLN, entre outros.(até a presente data).

Mas, voltamos a afirmar: NADA DISSO IMPORTA SE VOCÊ NÃO VIER!!!

Precisamos contar com cada integrante da causa campista. Pois este encontro será muito importante para todos nós. Teremos na ocasião de nosso baile a presença de nosso Prefeito Carlos Alberto Richa, sua esposa e outras personalidade do cenário político paranaense. É uma boa oportunidade de mostrarmos o quanto precisamos do apoio das autoridades. O prefeito mostrou-se interessado em nos ajudar, no sentido de favorecer a estrutura para o campismo em Curitiba... quem sabe, em breve nosso atual prefeito se torne governador, a exemplo dos feitos de seu pai. Mais de que nunca precisamos de você!

Assim, esta coordenação conclama a união de cada integrante do Grupo Estradeiros, dos grupos co-irmãos, que nos auxiliem na tarefa de causarmos a melhor impressão possível em torno do campismo e de seu espírito solidário, para desta forma conquistarmos o merecimento de espaços melhores e em maior número.

Compareça, traga seus amigos, participe de nosso entusiasmo e não se espante... se de repente, Curitiba ganhar uma sede para o Grupo dos Estradeiros. Não custa nada sonhar!!

Ah, aproveite e repasse este e-mail à seus amigos e nos ajude a divulgar. Pois espaço não vai faltar.

Um grande abraço,
Thiago Afonso Borges
Presidente Grupo dos Estradeiros – www.grupoestradeiros.com.br

COMO CHEGAR AO LOCAL DO ENCONTRO

Para quem vier do norte e oeste do Paraná, através da BR 277 (Ponta Grossa, Foz do Iguaçu), deverá pegar a Rodovia do Contorno de Curitiba logo após o posto da Polícia Rodoviária, passar pela fábrica da Volvo, seguir mais 3 km e virar à direita no acesso da saída 595, seguir pela rua Raul Pompéia até o Parque dos Tropeiros.

Para quem vier das demais BR’s, deverá pegar a Rodovia do Contorno de Curitiba sentido Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, após passar pelo Hotel 10, virar a direita no acesso da saída 595 e logo em seguida virar à esquerda na rua Raul Pompéia sentido Parque dos Tropeiros.

O local estará sinalizado com placas indicativas do Grupo dos Estradeiros.



ENCONTRO DE SÃO JOÃO
Fazenda Santana – Galante - Paraíba
(de 19 a 26 de junho)
 

I N F O R M A Ç Õ E S

O Grupo Asa Branca de Campismo têm a alegria de convidar a todos os Motorhomistas e amigos campista a participarem do nosso encontro de São João, com a seguinte programação:

Local: Fazenda Santana – Galante - Paraíba
Data: de 19/06/2009 a 25/06/2009
Valor da diária: R$ 10,00 por equipamento

Dia 19/06/2009 ( sexta feira)
14:00hs - Chegada e instalação dos equipamentos
17:00hs - Café comunitário (tragam seus quitutes)
20:00hs - Queijos e vinhos , animado pelo telão do amigo Luciano

Dia 20/06/2009 (sábado)
09:00hs - Passeio a cavalo, de charrete e visita ao casarão da fazenda
12:30hs – Almoço regional (por adesão)
16:30hs – Café com bingo
20:30hs – Forró pé de serra

Dia 21/06/2009 (domingo)
08:30hs - Café Colonial (Adesão)
10:00hs - Citi Tour – Campina Grande (Adesão)
14:00hs – Campeonato de dominó, truco e buraco
20:30hs – Forró pé de serra

Dia 22/06/2009 (segunda feira)
10:00hs - Citi Tour – Galante (Adesão)
14:00hs – Campeonato de pescaria
19:00hs – inimigo oculto

Dia 23/06/2009 (terça feira)
Dia livre (ninguém é de ferro!!)
20:30hs - Forró pé de serra

Dia 24/06/2009 (quarta feira)
09:00hs – Caminhada pela fazenda e arredores
12:30hs – Assistir a chegada do trem do forró em Galante
20:30hs - Forró pé de serra

Dia 25/06/2009 (quinta feira)
Preparo dos equipamentos e despedida dos amigos.

Saudações campistas,
Carlos Pena

Presidente Grupo Asa Branca – GrupoAsaBranca@yahoogrupos.com.br


Motorhomes têm alta tecnologia e conforto para moradores
Os campistas modernos são loucos por estrada, mas não gostam de abrir mão do conforto de armários, micro-ondas, geladeira, máquina de lavar louça, televisão.

 

Conheça um pessoal que não sai de casa nem para viajar. Eles se encontraram no fim de semana em Curitiba (PR).

Uma cidade sobre rodas, instalada em um parque de Curitiba. Nos telhados, antenas de TV. Debaixo das varandas, os moradores jogam conversa fora, contam histórias de viagens e lugares distantes.

“Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, o próximo nós já estamos estudando”, diz um senhor.

Esses campistas modernos são loucos por estrada, mas não gostam de abrir mão do conforto que tem em casa, com “armários, micro-ondas, geladeira, máquina de lavar louça, de lavar roupa”.

Muitos são equipados com TV de plasma, sala de jantar que com um pequeno truque se transforma em cama de casal - para aproveitar todos os espaços e acomodar mais gente.

“Mulher normalmente é mais exigente. O banheiro tem que estar limpinho, cheiroso, a cama. No hotel nem sempre você tem isso”, diz o empresário José Bidinoto.

Tem casas de vários estilos e preços que vão de R$ 40 mil a R$ 800 mil. “Você tem uma casa de campo, uma casa de praia, uma casa de serra, de montanha. É a sua casa no local que você a quiser”, aponta o dentista Dirceu Calgaro.

Uma foi construída sobre um antigo caminhão militar. Tem tração nas quatro rodas, e ainda carrega a moto para explorar as trilhas. Dentro, o conforto necessário para o casal de aventureiros.

“O ideal é não ter pressa para voltar para casa, até porque estamos com a casa nas costas”, brinca a dona de casa Roseli Ferreira.

Esses viajantes dão muito valor à amizade, ao companheirismo e à boa convivência. Eles costumam até dizer que essa é a única casa em que se pode escolher o vizinho.

“Se o vizinho te incomodar com o barulho, simplesmente você sai e vai com sua casa para outro lugar”, lembra uma moradora.

“Eu já estou no oitavo motor home e não consigo me imaginar ficar sem. Posso me imaginar ficar sem uma residência fixa, mas sem o motor home, nem pensar”, decreta um morador.


Aprovado na Câmara de Deputados Projeto de Lei
sobre Trailers e Motor-Homes

Foi aprovado no dia 17/Junho na Câmara dos Deputados, o PL 7127/2002 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, habilitando os condutores de motorcasas (motorhomes) com o peso de até 6.000 kg a dirigir com a carteira “B”. Os motoristas de veículos que tracionam trailers pesando até 6.000 kg , também poderão conduzi-los com a habilitação na categoria “B”. O Projeto de lei será ainda apreciado no Senado, de onde é originário.

Para a aprovação desse projeto de lei na Câmara dos Deputados, contamos com o decidido apoio do Ministério do Turismo, do líder do PSB Deputado Rodrigo Rollemberg, das demais lideranças partidárias, da Presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e Confederações Nacionais do Comércio e da Indústria.

A modificação no Código de Trânsito Brasileiro será um forte incentivo ao caravanismo, pois vai permitir a reativação da indústria de trailers no Brasil e o surgimento de empresas de locação de motorhomes, como já ocorre em toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália Nova Zelândia e África do Sul.

Para a Copa do Mundo, que se realizará em 2014 no Brasil, o turismo rodoviário especialmente utilizando trailers e motorhomes, será de relevante importância.

Luiz Edgar Tostes
abracamping@gmail.com.br


clique aqui e veja mais notícias de 2009



www.castelotrailer.com.br